terça-feira, 29 de setembro de 2015

5, 6, 7, 8.

BAILARINA CATARINENSE CLASSIFICA-SE PARA A FINAL DO YAGP NOS ESTADOS UNIDOS.




Barbara Mel Pereira, de Barra Velha (SC), foi selecionada para participar do Youth America Grand Prix (YAGP), a maior competição entre estudantes de dança do mundo, que ocorrerá em abril do próximo ano, no Jack H. Skirball Center for the Performing Arts, em Nova York. A fase nacional do evento reuniu cerca de 500 candidatos de todo o País, de 15 e 20 deste mês, no Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba (Ciaei), no interior paulista.
A bailarina de 13 anos recebeu indicação ao YAGP pelo Prêmio esterro – Festival de Dança de Florianópolis, realizado em agosto último, no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC). A parceria entre os eventos é exclusiva em Santa Catarina desde 2013 e neste ano apontou seis dançarinos, tendo comparecido cinco na etapa brasileira: Israel Ayala, da Zoe Escola de Dança, de Campo Grande; Luiza Salvador, do Ballet Margô, de Caxias do Sul (RS); Nikolle Coutinho, da Escola de Dança Teatro Guaíra, de Curitiba; e Shirley Dácio, da Cenarium Escola de
Dança, de Florianópolis; além de Barbara, única a obter classificação.

Fonte: http://portaldailha.com.br/colunaonline/bailarina-catarinense-classifica-se-para-a-final-do-yagp-nos-estados-unidos/


Click de Vanderleia Marcalossii

Considero Vanderleia Marcolossii uma das melhores fotografas do Mundo da Dança, com sua sensibilidade e inspirações, com lindos resultados.

Foto: Vanderleia Macalossii

"Jurei pro amor um dia te encontrar" do coreógrafo Jomar Mesquita, momento com os bailarinos Ana Carolina Pitta e Pedro Frizon da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, no espetáculo que aconteceu no mês de setembro.

Linda Reflexão - Postada por Meyriane Gonçalves

Bailarina atualmente da Cia Jovem da Escola do Teatro Bolshoi,talentosa bailarina potiguar da cidadde de São José do Mipibú que integrou por muito tempo o Escola Dança do Teatro Alberto Maranhão - EDTAM; onde foi aluna e fez parte da CIA do EDTAM cria de Solange Gameiro e Wanier Rose Medeiros, grandes profissionais da Dança do RN.




Fonte: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=884761748266850&set=p.884761748266850&type=3&theater


CIENTEC Cultural 2015 UFRN

Segue lista com as propostas aprovadas nas mostras de DIVERSIDADE CULTURAL, ARTES VISUAIS, DANÇA DESIGN, LITERATURA E POESIA, MÚSICA E TEATRO, que estão sob a Organização da Equipe da Cientec Cultural. A Equipe organizadora da Cientec Cultural entrará em contato através dos meios fornecidos no ato da inscrição para acertar os detalhes referentes às datas e horários das apresentações, aos equipamentos utilizados, ao tempo das apresentações e ao Local onde ocorrerão estas atividades que estarão divididas entre os seguintes espaços: Escola de Música da UFRN, Capela e Anfiteatro da Praça Cívica do Campus Central, Setor II e Vila da Cultura. Eventuais dúvidas devem ser encaminhas para o e-mail nac.ufrn@gmail.com. A programação detalhada, após esse acerto de detalhes será divulgada até a segunda semana de Outubro.


MOSTRA DE DANÇA: Grupo Selecionados

Centro de Excelência CAIXA – Jovem Promessa da Ginástica (Ginástica Rítmica) Macaíba-RN, Dançar é verbo ou arte?, Processo Momentos, GAVOAR, Meu & Seu, GAYA DANÇA CONTEMPORÂNEA - ALMAR, El Palo, Beyoncé Diva, Cover: The Experience, Andarilho, Em noite de Lua cheia, Gravity, ANEMOI MEMÓRIAS, Senza padre, senza parole, Grupo de Dança Afro Centro Infantil, A Arte de Nascer- "Flor das águas", Grupo de Dança Popular da Casa Escola- "Brasil e África, uma mistura que deu certo!", Arte popular do nosso chão Capodança, Identidade Coletiva Família, SUBMETIDO, Segunda Sinfonia Korppus: Move it Animo e M.O.N.E.Y .


IMPROCESSO: DIÁLOGOS DRAMATÚRGICOS EM IMPROVISAÇÃO

2ª. Residência dialógico-performática: deslocamentos



IMPROCESSO abarca uma perspectiva contemporânea de arte, investigando o híbrido entre linguagens artísticas como a dança, a performance, a música, a poesia, a imagem; configurando-se como evento artístico de residência, permitindo a imersão em processos de criação que tem a improvisação como fundamento de linguagem, e abrindo o resultado artístico dessa residência colaborativa ao público. 

Nesta segunda edição, o foco é a pesquisa sobre os deslocamentos no espaço, provocando um olhar crítico sobre como nos movemos na sociedade atual, permitindo uma reflexão sobre a pressa, agilidade, eficiência em contraposição à suspensão, à dilatação e à complexidade na contemporaneidade, como forma de investigar a arte da criação em tempo real.

DANCEABILITY: 

Um dos Métodos de Dança mais fascinante e desfiador, para que ficou interessado segue uma sugestão.




Sites Informativos sobre Danceability:

http://www.nucleodancaaberta.com/danceability/index.html
http://www.danceability.com/


SEM CONSERVANTES - Temporada 2015



São Paulo/SP
Galeria Olido (Sala Paissandu)
De 01 a 11 de outubro 
Quinta a sábado às 20h e Domingo 19h
Entrada Gratuita

Direção, Coreografia e pesquisa de linguagem: Ângelo Madureira e Ana Catarina Vieira.
Direção Geral e Artística: Anderson Leão
Assistente de direção: Alexandre Américo
Figurino: criação coletiva e colaborativa
Design Luz: David Costa
Operação de Luz: Alsson Galdino
Elenco colaborador: Álvaro Dantas, Jânia Santos, Marconi Araújo, Rozeane Oliveira e Wilson Macário.
Participantes do processo de pesquisa: Álvaro Dantas, Ariadna Medeiros, Caio Macário, Diogo Ricardo, Evaldo Moreno, Jania Santos, João Junnyor, Joselma Soares, Marconi Araújo, Rodrigo Minotti, Rozeane Oliveira, Rudson Bolcante e Wilson Macário.
Edição e gravação de trilha sonora: Ângelo Madureira
Direção Financeira: Cecília Amara
Direção Administrativa: Roberto Morais
Produção Executiva: Celso Filho
Consultoria de projetos: Ana Paula Medeiros
Fotografia e vídeo: Artur Abrantes
Edição de Vídeo: Artur Abrantes
Captação de recursos: Celso Filho
Programação Visual, Web Designer e Atualização de Site: Anderson Leão
Assessoria de Imprensa: Gustavo Farache – G7 Comunicação



* Durante o dia poderá sofrer atualizações.

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Retornando ao Blog Amigos do Mundo da Dança

Depois de anos sem atualizar volto com meu Blog e dessa vez tentando atualizar a cada dia, e recomeçando vai a Dica:

LUIZ LUA GONZAGA ESTRELA – O REI DO BAIÃO.

Daqui exatamente 1 mês o Grupo de Dança Popular do Colégio Marista de Natal, vai apresentar seu novo trabalho, baseado no Livro LUIZ LUA GONZAGA ESTRELA – O REI DO BAIÃO, da autora Dílvia Ludvichak, é trabalho que vem sendo trabalhado junto com os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio onde tiveram viagens de campo ao Cais do Sertão e Museu de Luiz Gonzaga e a Mossoró recentemente como fundamentação de importante na formação de conhecimento e de plateia, nesse espetáculo a Direção Artística e Coreografias são de Artur Garcez porém dois ex alunos assinam também duas coreografias Livia Oliveira e Alison Roseno hoje formados no Curso Superior de Dança da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, serão no total de 11 coreografias e muitas surpresas, Aguardem novidades, informações (84) 4009-5036.


RECOMENDO - “Fita-me”

“Fita-me” foi concebido por um coletivo de intérpretes-criadores formado por Ana Cláudia Viana, Anádria Rassyne, Anízia Marques, João Alexandre Lima e Tházio Menezes. É fruto de uma reflexão desses  profissionais de formações e gerações distintas, que se uniram para pensar os rumos da dança contemporânea em sua cidade. O grupo mergulha em uma pesquisa que passa por conhecer a Composicão em Tempo Real (CTR), base para a criação de cenas do espetáculo, e também as relações possíveis entre o Teatro Documental e o pensamento contemporâneo em dança.

Grande espetáculo com grande profissionais da Dança Potiguar, imperdível.

Um novo diálogo com o publico, através da dança.  Esse é o foco de "Fita-me", espetáculo da cia Procura-se Dança, que retorna ao palco da Casa da Ribeira nesta quinta-feira (24) até o domingo (27), seguindo em temporada de 1º a 4 de outubro. O horário é 20h, menos na sexta-feira (25) quando o espetáculo começa às 15h30, na Casa da Ribeira (rua Frei Miguelinho, Ribeira).


Fonte: http://tribunadonorte.com.br/noticia/a-fita-mea-volta-para-novo-momento-no-palco-da-casa/325254

Sugestão de Leitura no Mundo da Dança

Quem é do Mundo da Dança não pode ficar fora de sua leitura o livro de Marco Aurélio Cruz, Doutorando em Motricidade Humana, na especialidade de Dança, pela Universidade de Lisboa, Mestre em Performance Artística - Dança pela Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade Técnica de Lisboa, Especialista em Dança Educacional pela UDESC - Universidade de Santa Catarina. Professor das disciplinas de Dança Educacional e Dança e Saúde da UNIFEBE - Centro Universitário de Brusque. Coordenador e coreografo do Grupo de Danças Alemãs da FURB, Universidade Regional de Blumenau, Professor de pós-graduação em nível de especialização nas temáticas de Danças Populares e Folclóricas, Dança Educacional, Atividades Rítmicas  e Composição Coreográfica. Pesquisador sobre Folclore, danças folclóricas, parafolclóricas e populares.


 



Marco Aurelio da Cruz Souza

Impressões Corporais e Textuais: pesquisa em dança trata de uma obra que passa por diferentes olhares e perspectivas sobre a Dança e suas possibilidades de ser estudada. São artigos que de uma forma ou de outra se completam por tratarem do fenômeno Dança Teatral do Ocidente, e escritos a partir de experiências pessoais dos pesquisadores. As metodologias utilizadas nos trabalhos são as mais variadas, o que oportuniza o leitor/pesquisador a conhecer diferentes concepções sobre o assunto. Pode-se observar que alguns artigos são escritos por autores brasileiros e outros portugueses, e buscou-se neste livro manter a identidade e escrita de cada autor, bem como a as normas utilizadas pelos mesmos (ABNT) e (APA).


Durante o dia vou atualizando a pagina.